Entenda a diferença entre Malbec e Cabernet Sauvignon

Segundo pesquisa da Wine Inteligence de 2021, Malbec e Cabernet Sauvignon são as uvas preferidas dos brasileiros para o consumo de vinho tinto. Entender a diferença entre as uvas Malbec e Cabernet Sauvignon é fundamental para que você possa degustar esses vinhos da melhor forma possível, entender a proposta gustativa de cada um e assim criar harmonizações excepcionais em suas refeições.

Qual o sabor do vinho Malbec?

A Uva Malbec, se adaptou de forma extraordinária em solo argentino, produzindo um vinho bastante distinto do Malbec francês, da região de Cahors. Aqui serão descritas as características do vinho Malbec produzido na Argentina, muito consumido no Brasil.

Quando jovens, os vinhos Malbec tem predominância de aromas e sabores de frutas vermelhas e negras, como ameixa vermelha, cereja, framboesa e mirtilo. Também podemos encontrar um leve aroma floral de violetas, dependendo da região de produção.

Já os Malbecs mais evoluídos e com passagem por barricas de carvalho, apresentam aromas mais complexos de baunilha, tabaco, cacau, café e chocolate.

Qual o sabor do vinho Cabernet Sauvignon?

A uva Cabernet Sauvignon é considerada a rainha das uvas tintas. É muito popular e cultivada em diversos países ao redor do mundo, onde podemos destacar a região de Bordeaux na França, Chile, Estados Unidos e Austrália.

A Cabernet Sauvignon é uma das uvas utilizadas no famoso corte bordalês, onde geralmente é acompanhada de Merlot e Cabernet Franc. Outras uvas também são permitidas no corte, embora sejam pouco usadas. São elas: Carménère, Malbec e Petit Verdot.

Encontrar vinhos 100% Cabernet Sauvignon também é bastante comum, uma vez que a uva tem potencial para gerar vinhos complexos e deliciosos.

Vinhos de Cabernet Sauvignon geralmente apresentam aromas de frutas negras, como cereja, cassis e mirtilo, pimentão assado e eucalipto. Quando mais evoluídos, aromas secundários aparecem como couro e caixa de charuto.

Quais as principais diferenças entre o Malbec e o Cabernet?

Similares, mas diferentes. Malbec e Cabernet Sauvignon possuem muitas similaridades. Ambas as uvas são tintas, produzem vinhos mais encorpados e possuem aromas primários de frutas vermelhas e negras.

As principais diferenças estão na coloração, nos taninos e nos aromas secundários e terciários.

Aromas

Malbec
Aromas primários: frutas vermelhas e negras, violeta
Aromas secundários: tabaco, cacau, café e chocolate

Cabernet Sauvignon
Aromas primários: frutas vermelhas e negras, pimentão assado e aspargos
Aromas secundários: couro, caixa de charuto, cedro, especiarias cozidas

Coloração

Vinhos malbec geralmente tem a coloração mais opaca e a cor roxa. Já os cabernet sauvignons  possuem uma coloração mais brilhante e de cor vermelha ruby.

Taninos

Sobre os taninos, os vinhos malbec possuem taninos mais macios e sedosos, enquanto que os cabernet sauvignons tem mais potência em seus taninos e em alguns momentos demanda um descanso do vinho por alguns anos.

Álcool

Tanto os vinhos de Malbec, como os de Cabernet Sauvignon, possuem álcool muito bem integrado ao vinho, variando sua graduação alcoólica entre 13,5% a 15%.

Estrutura no paladar

Malbec costuma produzir vinhos que enchem a nossa boca, encorpados e com taninos bastante sedosos e agradáveis.

Já o Cabernet Sauvignon tem potencial para vinhos de maior ataque em boca, com taninos mais rebeldes, que muitas vezes precisam ser amaciados pelo tempo.

O final de boca do Cabernet Sauvignon tende a perdurar por mais tempo.

Ambos evoluíram bem ao longo dos anos.

Combinações com pratos de inverno

O rico sabor e o alto teor de taninos do Cabernet Sauvignon, o tornam um parceiro perfeito para carnes grelhadas ricas, molhos apimentados, no geral, pratos com alto sabor. Já o Malbec também tem seus taninos mais macios e de textura mais agradável. Desta forma, Malbec se torna o vinho ideal para acompanhar carnes mais suculentas, queijos azuis e charcutaria.

Opções de rótulos

Dois rótulos de cada tipo de vinho, sempre um mais caro, top de linha, e um mais popular e leve, para ser consumido no dia a dia.

Top

Bramare Malbec Lujan de Cuyo
Produtor: Viña Cobos
Região: Mendoza, Argentina
Um Malbec com bom potencial de guarda, um vinho para quem procura um Malbec com mais complexidade.
Aromas de frutas vermelhas bem maduras, notas de caramelo, especiarias e chocolate.

Caymus Napa Valley Cabernet Sauvignon
Produtor: Caymus
Região: Napa Valley, Califórnia, EUA
Coloração violácea intensa, revela, no nariz, aromas de frutas negras maduras, notas de especiarias, além de toques chocolate e baunilha.

Para um jantar especial 

El Enemigo Malbec Produtor: El Enemigo
Região: Mendoza, Argentina
A premiada vinícola El Enemigo é um projeto de Alejandro Vigil, enólogo chefe de Catena Zapata, e de Adrianna Catena, filha mais nova de Nicolás Catena.
Aromas intensos de frutas negras maduras e baunilha. Um vinho intenso e elegante.

Sophenia Synthesis Cabernet Sauvignon
Produtor: Finca Sophenia
Região: Mendoza, Argentina
Assinado por Finca Sophenia, este Cabernet Sauvignon de altitude, proveniente de vinhedos fincados nos solos calcários de Gualtallary, é elegante, sedoso e maduro.

Para o dia a dia

Odfjell Orzada Malbec Orgânico
Produtor: Odfjell
Região: Valle del Lontué, Chile
Esse é um Malbec para ser degustado jovem. Tem bom frescor, boa acidez e taninos sedosos.
Seus aromas são de frutas negras maduras, baunilha, amêndoas, e um leve toque floral.

Escudo Rojo Reserva Cabernet Sauvignon
Produtor: Escudo Rojo
Região: Vale do Maipo
No nariz o vinho o vinho revela notas de frutas vermelhas e pretas maduras, especiarias e toques defumados, de tabaco e chocolate.

Conclusão

Tanto Malbec quanto Cabernet Sauvignon podem ser encontrados em versões de corpo mais leve ou encorpadas. A Cabernet Sauvignon tem maior tendência a produzir vinhos com sabores mais intensos e maior potencial de guarda.

Agora cabe a você abrir um Malbec e um Cabernet Sauvignon, degustar, e tirar suas próprias conclusões.

Sobre o autor