Sauvignon Blanc: saiba quais são as suas principais características

Um vinho branco popular e de grande personalidade, apreciado por seus sabores de ervas e acidez. Como a uva Sauvignon Blanc cresce em diversos lugares, oferece uma variedade de estilos ao redor do mundo.

Originária da região do Vale do Loire, na França, a uva ganhou destaque em todo o mundo e é hoje amplamente cultivada em diversos países, como Chile, Nova Zelândia e África do Sul. Algumas fontes citam Bordeaux como a região de origem da uva.

Uma uva aromática

principais aromas encontrados em vinhos Sauvignon Blanc

Algumas uvas possuem aromas bastante intensos e produzem vinhos muito perfumados. Uvas como a Gewurztraminer, Torrontés, Alvarinho e a Sauvignon Blanc. Podemos dizer que elas são uvas aromáticas.

A Sauvignon Blanc é conhecida por apresentar notas de frutas tropicais, como maracujá e abacaxi, além de notas herbáceas e minerais. O seu sabor pode variar de acordo com a região e as técnicas de vinificação utilizadas, mas geralmente apresenta acidez equilibrada e um final fresco e persistente.

Outros aromas e sabores que podemos encontrar em vinhos de Sauvignon Blanc dependendo a sua viagem sensorial:

  • Viagem Frutífera: grapefruit, pêssego, melão, pera, goiabada e nectarina.
  • Viagem Aromática: manjericão, jalapeño, estragão, aipo e erva-cidreira.
  • Viagem Psicodélica: grama, caixa de giz, concreto molhado e xixi de gato.

O que é a Sauvignon Blanc?

perfil de vinhos Sauvignon Blanc

A Sauvignon Blanc é uma variedade de uva branca que produz principalmente vinhos secos e frescos, com alto teor de acidez e aromas intensos e frutados. É cultivada em diversas regiões do mundo, sendo as principais: França, Nova Zelândia, Chile e África do Sul.

Também são produzidos, em menores quantidades, vinhos espumantes de Sauvignon Blanc e vinhos de sobremesa, como no caso dos famosos Sauternes.

A História da Sauvignon Blanc

principais regiões produtoras de Sauvignon Blanc (fonte: www.oiv.int 2020)

A história da Sauvignon Blanc começa no Oeste da França, nas regiões de Bordeaux e do Vale do Loire.

A sauvignon blanc é uma planta de crescimento vigoroso, e a forma de suas folhas é semelhante às das videiras silvestres. Em tradução livre significa algo como branca (blanc) selvagem (sauvignon, sauvage).

Foi esse vigor que espalhou a uva pela região de Bordeaux, e de forma espontânea, cruzou com a Cabernet Franc, criando a Cabernet Sauvignon. Isso mesmo, a Sauvignon Blanc é 

A uva se espalhou por todo o mundo e ganhou popularidade em países como a Nova Zelândia e Chile. Hoje é uma das castas mais cultivadas e apreciadas pelos amantes do vinho.

Sauvignon Blanc em Bordeaux

Em Bordeaux, a Sauvignon Blanc é comumente usada na produção de vinhos de corte, ou blend em conjunto com outras três uvas brancas: Semillon, Muscadelle and Ugni blanc (Trebbiano).

Além disso, a Sauvignon Blanc, em conjunto com a Semillon e Muscadelle, é responsável pelo vinho de sobremesa mais famoso e valorizado do mundo, o Sauternes.

Sauvignon Blanc no Vale do Loire

Sauvignon Blanc é uma das uvas mais importantes do Vale do Loire, na França, e certamente a uva branca mais importante. Os vinhos Sauvignon Blanc do Vale do Loire são secos, crocantes, frescos e elegantes.

Os rótulos mais conhecidos são o Sancerre e o Pouilly-Fumé. Esses vinhos são conhecidos por seus aromas intensos, sua mineralidade e seu frescor vibrante.

Sauvignon Blanc na Nova Zelândia

A Nova Zelândia é um dos principais produtores de Sauvignon Blanc do mundo, conhecida por seus vinhos intensos e aromáticos, com notas de frutas tropicais e ervas frescas. Os vinhos da região de Marlborough são especialmente populares entre os amantes da uva.

Sauvignon Blanc no Chile

O Chile é outro país que produz excelentes vinhos de Sauvignon Blanc, com destaque para as regiões de Casablanca, San Antonio e Vale de Leyda. Os chilenos terão menos acidez se comparados aos vinhos neozelandeses, e maior similaridade com as características dos vinhos franceses.

Tipos de vinhos produzidos com a Sauvignon Blanc

A Sauvignon Blanc é uma uva bastante versátil, podendo ser utilizada na produção de vários tipos de vinhos. Os vinhos mais comuns são os secos, com alta acidez e aromas cítricos e herbáceos. Entretanto, também podem ser produzidos vinhos com mais corpo e complexidade, que passam por estágios em barricas de carvalho.

Outra forma de produzir vinho com a Sauvignon Blanc é através do método de uvas botritizadas, utilizando o fungo botrytis cinerea, que deixa as uvas com menos água, o que resulta em um vinho com mais açúcar, o conhecido vinho de sobremesa Sauternes.

O que combina com Sauvignon Blanc?

A Sauvignon Blanc é conhecida por ser uma uva versátil quando se trata de harmonização. Ela é perfeita para acompanhar pratos leves e frescos, como saladas, frutos do mar e peixes, mas também pode ser combinada com queijos frescos e macios.

Queijos de Cabra

Queijos feitos com leite de cabra, como o feta mais fresco e o chabichou são a combinação perfeita para vinhos secos de Sauvignon Blanc.

Carnes Brancas

Carnes brancas em geral como frango, lombo de porco e peru combinam muito bem com Sauvignon Blanc, especialmente se acompanhados de molhos cítricos ou leves.

Peixes e Frutos do Mar

Tilápia, robalo, linguado, truta, pargo, mexilhão, caranguejo, lagosta, existem muitas opções que combinam com vinhos Sauvignon Blanc. lembre-se sempre que equilibrar a acidez do prato com a do vinho, deixando a do vinho sempre ligeiramente superior.

Ervas e Temperos

Algumas ervas e temperos que combinam bem com vinhos de Sauvignon Blanc: salsa, manjericão, hortelã, estragão, tomilho, erva-doce, cebolinha e alecrim. 

Roquefort, Foie gras e Manga Flambada

O que esses três alimentos têm em comum? Harmonizam e ficam maravilhosos acompanhados de um bom Sauternes gelado. Escolha um deles e bom apetite.

Qual vinho é mais leve: Chardonnay ou Sauvignon Blanc?

A Chardonnay é outra uva branca bastante popular,  e produz vinhos mais encorpados e com sabores distintos se comparados à Sauvignon Blanc. Em geral, o Chardonnay é menos ácido e pode apresentar notas de frutas tropicais, além de ser mais comum a passagem por carvalho, o que lhe confere mais corpo e aromas amanteigados.

Se você prefere vinhos mais leves e perfumados, o Sauvignon Blanc pode ser a melhor escolha para você. Entretanto, se você gosta de vinhos brancos com mais corpo, o Chardonnay é uma ótima opção.

Como se toma Sauvignon Blanc?

escala de vinhos brancos
  • Temperatura: O Sauvignon Blanc deve ser servido entre 8°C e 10°C, para que possa ser apreciado em sua plenitude.
  • Copo: o copo ideal para o Sauvignon Blanc é o copo de vinho branco com uma abertura estreita, que ajuda a concentrar seus aromas.
  • Degustação: comece girando o vinho no copo para liberar os aromas. Em seguida, dê um pequeno gole e deixe o vinho circular pela boca, para sentir os sabores e texturas. Finalmente, engula o vinho e aprecie o sabor que ele deixa na boca.
  • Decantação: não é necessário decantar os vinhos de Sauvignon Blanc.

Conclusão

O Sauvignon Blanc é um vinho branco popular e versátil, conhecido por seus aromas intensos e sabores refrescantes. Com suas características únicas, é uma excelente opção para harmonização com alimentos, como frutos do mar e queijos leves.

Na hora de escolher um Sauvignon Blanc, lembre-se de considerar o seu estilo preferido, e os estilos de cada uma das regiões produtoras. 

Com essas informações em mente, você estará pronto para desfrutar do melhor que o Sauvignon Blanc tem a oferecer!

Sobre o autor