Uva Chardonnay: entenda tudo sobre ela e suas características

A uva Chardonnay é uma das uvas mais conhecidas e amadas em todo o mundo. A principal região produtora de vinhos da uva Chardonnay é a Borgonha, na França. Essa uva branca produz vinhos brancos e vinhos espumantes, elegantes e complexos.

Quais são as características da uva Chardonnay?

É bastante difícil cravar características inexoráveis para a Chardonnay, uma vez que essa é uma uva que proporciona bastante versatilidade na produção dos seus vinhos.

  • Maleabilidade: A uva Chardonnay é extremamente maleável, o que significa que ela é capaz de se adaptar a diferentes climas e solos. Isso a torna uma uva versátil e fácil de cultivar, permitindo que ela seja plantada em diversas regiões ao redor do mundo. Nas regiões mais frias produz vinhos com mais acidez e mineralidade e nas regiões mais quentes vinhos mais frutados e alcoólicos.
  • Versatilidade na produção vinícola: A uva Chardonnay é também muito versátil na produção vinícola. Ela pode ser fermentada em barricas de carvalho ou em tanques de aço inoxidável, o que resulta em vinhos com sabores e aroma muito distintos. Além disso, a uva Chardonnay é usada na produção de vinhos espumantes, como os da região de Champagne, na França.
  • Coloração verde amarelada: A uva Chardonnay tem uma casca fina e verde amarelada, o que contribui para a coloração dos vinhos brancos produzidos com essa uva. Os vinhos Chardonnay geralmente apresentam uma cor amarelo-palha, que pode variar de acordo com a região e processo de cultivo.
  • Aromas intensos: A uva Chardonnay é conhecida por produzir vinhos com aromas intensos e complexos. Ela pode apresentar notas de frutas brancas, como maçã verde, pêssego e pêra, bem como notas de frutas cítricas, como limão. Alguns vinhos Chardonnay podem apresentar notas de baunilha, especiarias, biscoito e manteiga, provenientes do envelhecimento em barricas de carvalho.

Curiosidades sobre a Chardonnay

  • A Chardonnay é a uva branca fina mais plantada no mundo.
  • Quando você beber um Champagne Blanc de Blancs, você estará bebendo um Champagne 100% Chardonnay.
  • O sabor de manteiga ou iogurte que pode estar presente em alguns vinhos de Chardonnay, são resultado da fermentação malolática, que transforma o ácido málico em ácido lático, mais suave.

O vinho de Chardonnay?

Como você já deve saber, o vinho é uma bebida resultante de um processo de fermentação alcoólica do mosto de uvas. Para que o vinho seja considerado um vinho fino, a uva usada nessa fermentação deve ser uma uva vinífera, o que é o caso da Chardonnay.

Os vinhos feitos com a uva Chardonnay possuem coloração geralmente entre amarelo palha e amarelo ouro e aromas e sabores intensos de frutas brancas e frutas tropicais. Dependendo da forma como são produzidos, podem conter notas lácteas, como manteiga e iogurte e notas de especiarias e defumadas, como baunilha, pão e biscoito.

Que tipo de vinho é o Chardonnay?

A uva Chardonnay tem a capacidade de produzir vinhos brancos com perfis bastante distintos. Em regiões mais frias, os vinhos serão mais austeros, secos e minerais, principalmente se não houver passagem por barrica. Nas regiões mais quentes, os vinhos serão mais encorpados, frutados e quando houver passagem por barrica, poderão apresentar aromas de baunilha e tostado.

Qual o sabor de um vinho de Chardonnay?

Os vinhos da uva Chardonnay são muito variados, podendo ser leves, crocantes e secos, quando não passam por barrica, até cremosos, amanteigados e gordos, quando possuem passagem por barrica e as uvas são cultivadas em regiões mais quentes.

No Nariz

Chardonnays sem barrica, de climas frios, como os Chablis, tendem a possuir aromas de maçã verde, pera e frutas cítricas, além de aromas minerais.

Já os Chardonnays com passagem por barrica são ricos em aromas de pêssego, manga e abacaxi, e notas de manteiga, baunilha e tostado. Essas últimas características, influenciadas pela fermentação malolática.

Na boca

Os Chardonnays sem passagem por barrica tendem a ser mais crocantes na boca, tem alta acidez e apresentam intenso frescor. Por outro lado, os chardonnays barricados tendem a ser mais macios, cremosos e sua acidez é mais moderada.

Não há um estilo melhor do que o outro, são propostas diferentes para gostos, momentos e harmonizações diferentes.

Qual a história da uva Chardonnay?

Durante grande parte de sua história, assumiu-se uma ligação de parentesco  entre a Chardonnay e a Pinot Noir ou Pinot Blanc. Além de serem encontradas na mesma região da França há séculos, ampelógrafos notaram que as folhas dessas plantas têm forma e estrutura quase idênticas.

By the way, ampelógrago é a pessoa que estuda e escreve a respeito das vinhas.

As verdadeiras origens da Chardonnay ficaram ainda mais incertas quando proprietários de vinhedos no Líbano e na Síria,  alegaram a ancestralidade a países do Oriente Médio. Pesquisas modernas de DNA na UC Davis, na Califórnia, agora sugerem que a Chardonnay é o resultado do cruzamento entre as uvas Pinot Noir, Pinot Blanc e Gouais Blanc.

A uva é cultivada em diversos países ao redor do mundo, mas não podemos negar que a Chardonnay tem uma relação particular com a região da Borgonha, na França, onde é cultivada em vinhedos famosos como Montrachet e Meursault.

Quais são as principais regiões produtoras de uva Chardonnay?

A uva Chardonnay é cultivada em diversas regiões ao redor do mundo, cada uma com suas próprias características únicas.

  • Borgonha: A região da Borgonha, na França, é considerada o berço da uva Chardonnay. Os vinhos produzidos com essa uva na região são conhecidos por sua elegância e complexidade, com notas de frutas brancas e tropicais, especiarias, notas defumadas e minerais. Aqui você encontrará aquele Chardonnay mais ácido e crocante.
  • Champagne: A uva Chardonnay é uma das três uvas permitidas na produção de Champagne, junto com a Pinot Noir e a Pinot Meunier. A uva Chardonnay pode ser usada na produção de champagnes blanc de blancs. Os champanhes 100% Chardonnay tendem a ser mais leves e elegantes, com notas de frutas cítricas e minerais.
  • Califórnia: A uva Chardonnay é uma das uvas brancas mais cultivadas na Califórnia. Os vinhos produzidos com essa uva na região tendem a ser mais encorpados e com notas de frutas tropicais, devido ao clima mais quente da região e ao processo de vinificação. As regiões dos vinhedos mais famosos da Califórnia são o Napa Valley e Sonoma.
  • Austrália: aqui você encontrará vinhos Chardonnay com aromas de pêssego, manga e abacaxi.
  • Itália: Os vinhos produzidos com a uva Chardonnay na Itália tendem a ser mais leves e frescos, com notas de frutas brancas e cítricas.
  • América do Sul: A uva Chardonnay é cultivada em diversos países da América do Sul, com destaque para Chile e Argentina. Os vinhos produzidos com a uva Chardonnay na região tendem a ser mais encorpados e com notas de frutas tropicais, semelhantes aos vinhos produzidos na Califórnia.

Harmonização com Chardonnay

Harmonização é uma arte, e quando se trata de vinhos feitos com a uva Chardonnay, há várias opções deliciosas para experimentar. Aqui estão algumas sugestões de harmonização com alimentos:

Ostras

Uma harmonização clássica do mundo do vinho são as ostras com Chablis. O sabor suave das ostras combina bastante com o sabor levemente mineral do Chablis, assim como a acidez do vinho limpa muito bem a maresia das ostras.

Frutos do mar como mexilhões e peixes suaves com molhos ácidos

A acidez do Chardonnay combina muito bem com frutos do mar e peixes, especialmente quando são preparados com molhos ácidos, como limão ou vinagre. O vinho complementa os sabores delicados dos frutos do mar e realça suas notas cítricas. Aqui, procure um Chardonnay com pouca ou sem barrica, com bastante frescor.

Pratos temperados com açafrão e/ou curry

O Chardonnay pode ser um ótimo vinho para harmonizar com pratos temperados com açafrão e/ou curry, pois a sua acidez ajuda a equilibrar os sabores intensos e picantes dessas especiarias. Experimente harmonizar com pratos indianos, tailandeses ou marroquinos. Aqui fique atento ao teor alcoólico do vinho, nesse caso, quanto menor, melhor.

Bacalhau

O bacalhau é um prato popular em muitos países e pode ser harmonizado com Chardonnay. Tente um Chardonnay com notas de carvalho e baunilha para equilibrar o sabor salgado do bacalhau.

Massas ao molho branco

A cremosidade do molho branco combina muito bem com a textura suave do Chardonnay. Experimente harmonizar com massas ao molho branco, como fettuccine Alfredo. Aqui procure um Chardonnay com mais corpo, com boa passagem por madeira, um californiano cairá muito bem.

Pipoca com Manteiga

Que refrigerante que nada. A melhor opção para assistir um filme acompanhado de uma pipoca com manteiga é um bom Chardonnay barricado, com bastante aroma de manteiga e biscoito. Você já experimentou?

Dicas de rótulos Chardonnay

Para quem deseja experimentar vinhos Chardonnay, aqui estão algumas sugestões de rótulos para provar:

Chablis Les Chanoines
Produtor: Domaine Laroche
Região: Borgonha, França
Intenso, este vinho é o resultado da combinação do solo e clima com a inteligência dos enólogos que esculpiram um vinho branco especial, com as melhores características de um Chablis, seco e com boa mineralidade. Ideal para degustar com ostras frescas.

Reta Quebrada Seca Chardonnay
Produtor: Reta (Marcelo Retamal)
Região: Vale de Limarí, Chile
Aromas e franco nos sabores, mostra notas florais, de ervas e de fruta tropical como abacaxi e frutas de caroço. Acidez vibrante e textura firme e cremosa, o que confere bom volume de boca.

Boya Chardonnay
Produtor: Garcés Silva Family Vineyards
Região: Vale de Leyda, Chile
Fresco, jovem e com ótima acidez, um chardonnay de estilo puro e limpo, sem passagem por madeira. Aromas típicos de pêra, maçã, frutas tropicais e um toque cítrico.

La Linda Unoaked Chardonnay
Produtor: Luigi Bosca
Região: Mendoza, Argentina
Um vinho que mostra bastante frescor, em um estilo que exalta o caráter da uva. Aromas de frutas brancas, abacaxi, e leve floral. Seco, com acidez viva. Ideal para pratos e carnes brancas mais leves.

Conclusão

A uva Chardonnay é a rainha das uvas brancas, uma das mais conhecidas e populares em todo o mundo, e é cultivada em várias regiões vinícolas, produzindo vinhos tranquilos e espumantes de alta qualidade. Seus sabores e aromas podem variar bastante, dependendo da região de origem e do processo de produção. 

Se você é um amante de vinhos, aproveite para conferir os outros conteúdos do nosso blog.

Sobre o autor